quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Biotecnologia


O primeiro post deste bolg cheio de boas perspectivas para 2009, vai ser sobre o curso que, de fonte segura, vai ser o mais bem pago a face da terra..

A Biotecnologia é uma actividade (não uma ciência) cuja finalidade é a produção de bens e serviços. Essa produção tem, no entanto, um cariz específico: recorre a seres vivos ou aos seus componentes, como parte integrante do processo de produção. Para que tal seja possível, são necessários os conhecimentos fundamentais da biologia associados aos da Engenharia, para que se encontrem as estratégias mais adequadas à obtenção do produto que se pretende.

A Biotecnologia é assim uma actividade de base científica que requer um conhecimento detalhado dos mecanismos biológicos que se pretendem utilizar e a integração de processos de engenharia de forma a optimizar as bio-reacções e a sustentabilidade do processo. Esta actividade tem no entanto uma vertente económica inquestionável: se a obtenção do produto ou serviço não for economicamente rentável, não existe biotecnologia, porque não existirá produção.

Tudo o que se disse parece simples? É simples. Mas é sistematicamente esquecido por muitos que julgam a biotecnologia como uma ciência, um processo de investigação, ou até o desenvolvimento de um programa computacional! E não é complicado encontrar exemplos de como este paradigma funciona: várias proteínas humanas recombinantes, produzidas por microorganismos ou por células animais, podem ser encontradas no mercado – insulina, em E. coli e em S. cerevisiae; interferão em E. coli, factores de coagulação de sangue em células CHO ou BHK; interleucinas em células BHK, entre outros produtos. Outro exemplo de sucesso é a utilização de culturas geneticamente modificadas. Neste caso foram desenvolvidas plantas resistentes a insectos, herbicidas e a vírus, que permitem reduzir a utilização de pesticidas e herbicidas e melhorar inequivocamente as produtividades das culturas.

Uma terceira área de afirmação dos produtos da Biotecnologia é a área do processamento dos alimentos. Só nos Estados Unidos o processamento de alimentos tem um valor de mercado de 500 mil milhões de dólares. Actualmente quase todos os processos incluem a utilização de produtos da biotecnologia, quer sejam eles culturas de arranque geneticamente modificadas ou enzimas modificadas por engenharia de proteínas. Uma quarta área parece querer agora despontar e recorre aos conhecimentos da biologia celular humana para vir a atingir aquilo que já se denomina de medicina regenerativa ou terapêutica celular.

5 comentários:

  1. oh (santo)antónio, a escreveres sobre o curso q qeres segyur n vais longe....s qisesses ser astronauta...ah e tal! o pessoal ate lia...mas biotecnocoiso...ate podes tirar o curso...oh pah fax d conta q qeres ser o novo castelo branco! o pessoal intrexa-se mt mais por peelings do q por biotecnocoiso!!...porreiro pah!xD

    ResponderEliminar
  2. mas tu percebes alguma coisa do que estas a falar??!! a mim parece k nao...lol

    ResponderEliminar
  3. ola
    obrigado pela visita ao meu blog
    vou tb seguir o teu
    ..

    ResponderEliminar
  4. Tamos com essa malta... fala de me@£@§ mais interessantes... tipo... Os Primos que vão finalmente CASAR.

    ResponderEliminar
  5. ta potente... principalmente aquelas cenas da universidade... xD continua...

    ResponderEliminar